BREVE HISTÓRICO
O Decreto nº 70.067, de 26 de Janeiro de 1972, criou o Programa de Expansão e Melhoria do Ensino - PREMEN - com o objetivo principal de aperfeiçoar o sistema de ensino de primeiro e segundo graus no Brasil. A escola foi fundada em 10 de maio de 1982 como Unidade Integrada Ministro Petrônio Portella. O Diretor era o Profº Alexandre Alves de Oliveira.
Situada à rua Dr. Sebastião Bastos a escola foi edificada em blocos (seis), contendo amplos laboratórios, biblioteca, salas de aulas, salas de coordenação, secretaria, almoxarifado, banheiros, pátio e duas quadras esportivas. Os primeiros cursos profissionalizantes ofertados pela unidade foram os de habilitação básica em: Eletricidade, Construção Civil, Química e Agropecuária.
Em 1983 foram instituídos cursos técnicos regulamentados pelo DECRETO nº. 5.701, passando nesta data de Unidade Integrada a Escola Técnica Estadual Ministro Petrônio Portella. Além dos cursos ofertados, outros foram incluídos no seu elenco tais como: Técnico em Administração, Contabilidade e Enfermagem. A mudança na legislação da Educação Profissional fez com que novos cursos fossem ofertados em substituição aos primeiros instituídos (Eletricidade, Química, Construção Civil e Agropecuária). Em 1998 foi implantado na Escola Técnica o Ensino Médio.
Em 2000 foram instituídos os cursos Técnicos em Enfermagem, Administração e Contabilidade, todos de nível pós-médio. Anos depois, ocorreu uma ampla reforma na estrutura física, administrativa e pedagógica da escola. E em 2006 a escola retoma suas atividades como Centro Estadual de Educação Profissional Ministro Petrônio Portella ofertando cursos técnicos subsequentes e integrados ao ensino médio nas áreas de Saúde, Gestão, Segurança e Turismo.
De 2015 a 2018, a escola foi interditada parcialmente para uma nova reforma e as aulas passaram a acontecer na Escola Roland Jacob, Escola Joaz Souza e Polivalente Lima Rebelo. No prédio, apenas funcionava a secretaria. No dia 28 de março de 2018 houve a solenidade de entrega do prédio então reformado. Esta conceituada instituição oferta atualmente 8 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, Cursos Concomitantes e PROEJA nos eixos Ambiente e Saúde, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Gestão e Negócios.
O CEEP Ministro Petrônio Portella tem como missão ofertar Educação Profissional nos níveis básico e técnico aos jovens e adultos da microrregião de Parnaíba, em áreas que atendam às demandas do mundo do trabalho, incorporando as transformações científico-tecnológicas, visando o aperfeiçoamento técnico, ético, político e social do cidadão.
INFORMAÇÕES
CNPJ 01.898.616/0001-94
INEP 22015221
QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ADMINISTRATIVO
Direção
Ana Andreia
Secretaria
Alessandra Mota
Fábio Muálem
Luiz Gonzaga
Milane
Sylvana Costa
Coordenação de Eixo
- Ambiente e Saúde: Nadjanayara Vieira
- Gestão e Negócios:
- Segurança: Nadjanayara Vieira
- Turismo, Hospitalidade e Lazer: Patrícia Farias
Coordenação Pedagógica
- Gláucia Nascimento (noturno)
- Maria Suely (diurno)
Coordenação de Articulação
- Ana Helena
INSTALAÇÕES
O prédio possui 76 dependências, sendo:
1 biblioteca
11 salas administrativas
1 Banheiro PNE (administrativo)
1 Banheiro Masculino e Feminino (administrativo)
13 salas de aula
1 auditório
1 pátio
4 conjuntos de banheiros
2 Laboratórios de Enfermagem
1 Laboratório de Análises Clínicas
1 Cozinha Didática
1 Cantina
1 Apartamento Didático
1 Restaurante Didático
1 Laboratório de Saúde Bucal
1 Laboratório de Informática
Entrada
Vista externa
Vista externa
Vista externa
Inauguração e Reforma
Recepção
Secretaria
Administrativo
Biblioteca
Biblioteca
Auditório e Pátio
Vista interna
Vista interna
Salas de aula (Bloco 2)
Salas de aula (Bloco 6)
Banheiros