O lançamento aconteceu na manhã desta segunda, dia 16, no auditório da escola, com a presença da gestora Ana Andreia, das professoras de Empreendedorismo Kelly, Tatiane, Lanna e Jessica, do líder da Carnaúba Valley, o professor Rodrigo Baluz, que falou sobre Como criar uma Ideia Inovadora, e da Agente Local de Inovação do Sebrae, Alessandra Mota.


O que é

Ideathons são maratonas de inovação que envolvem concepção e prototipação para resolver um problema ou aperfeiçoar um processo. Esse tipo de evento foca em apresentar ideias para uma necessidade técnica, social ou ambiental, com direcionamento para uma solução que pode resultar em projeto e planos de ação para as empresas ou instituições.

Objetivo

Estimular a criação de ideias inovadoras e empreendedoras para ajudar a sociedade e os futuros profissionais a enfrentar os desafios inerentes às temáticas dos eixos: "Turismo, Hospitalidade e Lazer", "Ambiente e Saúde", "Segurança" e "Gestão e Negócios".

Quem pode participar

Alunos matriculados nos cursos do CEEP Ministro Petrônio Portella, na 2ª ou 3ª série, interessados em desenvolver soluções que atendam demandas de mercado relacionadas a suas áreas de formação.

Como participar

As inscrições para participação do I IDEATHON CEEP MPP serão realizadas no período de 16 a 23 de outubro de 2023, exclusivamente por meio deste formulário. Mas é óbvio que antes de clicar no link você vai ler o edital no fim da página para conhecer os critérios da maratona.

Premiação

1º Lugar

  • R$ 1.000,00 (para a equipe)
  • Kit estudantil personalizado: Agenda, caneta e garrafa personalizada (para cada integrante do grupo);
  • Curso SEBRAE sobre gestão de negócios (gratuito para cada membro da equipe;
  • Ingresso na Comunidade Carnaúba Valley e acompanhamento dado pela mesma.

2º Lugar

  • Kit estudantil personalizado: Agenda, caneta e garrafa personalizada (para cada integrante do grupo);
  • Curso SEBRAE sobre gestão de negócios (gratuito para cada membro da equipe);
  • Ingresso na Comunidade Carnaúba Valley e acompanhamento dado pela mesma.

3º Lugar

  • Kit estudantil personalizado: Agenda, caneta e garrafa personalizada (para cada integrante do grupo);
  • Curso SEBRAE sobre gestão de negócios (gratuito para cada membro da equipe);
  • Ingresso na Comunidade Carnaúba Valley e acompanhamento dado pela mesma.

E na hora da inscrição?

No momento da inscrição a equipe deverá obrigatoriamente informar:

1- Nome da projeto/ideia;

2- Problema de mercado que pretende resolver;

3- Solução proposta;

4- Membros da equipe (5 alunos de, pelo menos, 2 cursos diferentes);

5- Professor coordenador;

6- Líder da equipe (um dos 5 alunos).

Um exemplo para se inspirar:

A história da Uber teve início em 2009 quando seus fundadores, Garrett Camp e Travis Kalanick, tiveram dificuldade para encontrar um táxi. Percebendo a demanda por transporte, os executivos resolveram criar uma plataforma que permitisse solicitar carros de luxo. Imaginaram um serviço onde era possível chamar um carro com motorista particular com apenas um toque na tela do celular. Inicialmente focada em um serviço com carros de luxo, a empresa expandiu rapidamente o portfólio de produtos e sua presença pelo mundo, com o objetivo de aproximar pessoas e revolucionar o modo de se movimentar nas cidades – seja para uma viagem de carro ou para fazer as compras do supermercado. A Uber Technologies Inc. foi fundada oficialmente em junho de 2010, na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Em 2022 a Uber já estava em 70 países, com 137 milhões de usuários.

Se os criadores da Uber fossem inscrever essa ideia num Ideathon láaa em 2009, seria mais ou menos assim:

Nome do projeto/ideia: Uber

Problema de mercado que pretende resolver: Dificuldade com relação à mobilidade dentro das cidades, por exemplo, para encontrar transporte em carros de luxo.

Solução proposta: criar uma plataforma que permita solicitar carros premium. Um local em que proprietários de veículos particulares se cadastrem para oferecer serviço de transporte e que pessoas com necessidade de transporte acessem para solicitar.

Viu? Uma solução, uma ideia de negócio sempre surgem a partir de um problema que precisa ser resolvido.

Mas, claro, você deve escrever mais sobre seu projeto/ideia. Quanto mais você conseguir escrever sobre sua ideia, mais você vai mostrar que sabe do que está falando. Aqui foi só pra você se inspirar.

Leia o edital abaixo. Se tiver dúvidas, fale com umas das professoras de Empreendedorismo.