A Ilum Escola de Ciência está com inscrições abertas para o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que obteve nota máxima do Inep nas avaliações de projeto pedagógico,  infraestrutura e  qualificação do corpo docente.

A meta é que pelo menos metade das vagas sejam destinadas a alunos do ensino público de todas as regiões do Brasil. Os aprovados receberão moradia, alimentação transporte gratuitos e também um computador para uso pessoal durante o curso, que tem duração de 3 anos.

O curso será realizado em período integral, com duração de três anos, com imersão gradativa no ambiente de pesquisa e de inovação tecnológica de ponta do CNPEM. O currículo contemplará os seguintes campos: linguagens matemáticas; ciências da vida, ciências da matéria, humanidades e empreendedorismo. Durante os primeiros dois anos, haverá aulas teóricas e práticas no prédio sede da Ilum, em Campinas-SP, com imersão gradual no CNPEM, e o terceiro ano será dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos no CNPEM.

O projeto pedagógico é bem inovador, com forte base prática e teórica em Química, Física, Biologia, Matemática, Ciência de Dados e Humanidades. E ainda imersão em projetos de pesquisa nos laboratórios de ponta do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde está o acelerador de partículas Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica projetada no Brasil.

O processo de ingresso para admissão de alunos foi aberto em outubro e segue até 15 de dezembro de 2021. O início do curso está previsto para fevereiro de 2022, com 40 vagas abertas anualmente. O perfil do aluno buscado pela Escola é o jovem curioso, que tenha interesse genuíno por ciência.

O curso será gratuito para o aluno, e a sua seleção de vagas será feita com base no resultado do ENEM, em uma carta de intenção escrita pelo candidato e, por fim, entrevista.