A Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí, através da Unidade de Educação Técnica e Profissional, abre edital de matrícula para preenchimento de vagas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Rede Pública da Educação Profissional. Estão sendo oferecidas 5400 vagas em todo o Estado.

O processo será realizado em duas etapas: pré-matrícula e matrícula, nos Centros e Escolas de Educação Profissional. O período de pré-matrícula acontece de 07 de dezembro de 2009 a 06 de janeiro de 2010. No ato da pré-matrícula, o aluno deverá apresentar: ficha de pré-matrícula; certificado ou declaração de conclusão de ensino fundamental; histórico escolar; cópia do documento de Identidade, certidão de nascimento/casamento e respostas questionário sócio-econômico.

A matrícula definitiva acontecerá no dia 15 de janeiro de 2010. De acordo com edital, as vagas são destinadas exclusivamente para alunos egressos do ensino fundamental, com comprovação no ato da matrícula e que tenha idade menor ou igual a 17 anos completados até o último dia da matrícula.

A superintendente institucional da Seduc professora Maria Xavier, explica que para as vagas das escolas Agrotécnicas em regime de alternância serão aceitas inscrições de candidatos que tenham idade menor ou igual a 29 anos completados até o último dia da matrícula. “Não serão disponibilizadas vagas para alunos que já tenham concluído o Ensino Médio”, avisa.

Maria Xavier explica ainda que para as estas mesmas Escolas Agrotécnicas, em regime de alternância, 50% das vagas serão destinadas aos alunos que tiverem a família ou responsável por este, vinculada ao meio rural. “No entanto, a vinculação da família deverá ser comprovada no ato da inscrição, seja pela comprovação de filiação ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Comprovante de Residência, Cadastro em Programas Sociais e Declarações”, esclarece.

De acordo com edital, os alunos que concluíram o ensino fundamental através do Programa Saberes da Terra, terão direito a 30% das vagas nas Escolas Agrotécnicas, também em regime de alternância. “Do restante das vagas 10% estão disponíveis para pessoas com necessidades especiais, conforme atestado médico”, informa Maria Xavier.

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 11 de janeiro. O candidato que não comparecer à matrícula no dia e horário determinado pelas Escolas ou Centros será considerado desistente, sendo convocado o candidato seguinte da lista de selecionados. O quadro completo de vagas, assim com o endereço das Escolas e Centro de Ensino Profissionalizantes encontra-se disponibilizado no edital.